As cólicas são um problema comum que afetam muitos recém-nascidos e, por isso, representam uma das maiores preocupações dos pais. São definidas por episódios de choro intenso e inconsolável em bebés saudáveis que, normalmente, começam nas primeiras semanas de vida e podem durar até aos três ou quatro meses de idade. De salientar que, por norma, o choro é mais intenso no final da tarde ou à noite.
Além do choro intenso e inconsolável, sintomas como a libertação de gases durante ou após os episódios de choro, a postura do corpo associada a flexão constante das pernas em direção ao abdómen e o início e término súbitos, também são sintomas muito característicos das cólicas num bebé.
Embora a causa das cólicas não seja totalmente compreendida, existem alguns fatores que podem explicar estes episódio, tais como a imaturidade do Sistema Digestivo, a ingestão de ar durante a alimentação, o refluxo gastroesofágico e até mesmo fatores psicológicos e emocionais.
Existem várias estratégias que podem ajudar a aliviar as cólicas, mas é importante referir que todos os bebés são diferentes e podem reagir de forma subjetiva. No entanto, práticas como a massagem abdominal, a posição e a pega correta na amamentação, o contacto físico e um ambiente calmo e relaxante envolvente são, certamente, excelentes opções que se devem adotar.
Paralelamente a isso, o uso de probióticos que ajudem na imaturidade do sistema digestivo e que contribuem para um equilibro saudável da flora intestinal, é uma das opções que se deve cumprir com rigor.
As cólicas nos bebés são uma fase difícil, mas temporária. Conhecer o seu bebé, adotar estratégias que funcionem para ele e suplementa-lo com probióticos são três dicas principais e fundamentais que, certamente, vão ajudar a amenizar esta fase menos boa.
Experimente Biogaia e verá que os beneficios dos probióticos vão melhorar a qualidade de vida do seu bebé.

